Skip to main content

Onda Petúnia vs. Supertunia

Quando a Petunia x hybrida "Purple Wave", da "Purple Wave", da Ball Horticultural Company, chegou às hortas em 1995, afogou-as em flores sem parar, de primavera a cair, que nunca precisavam de mortandade. As quatro séries Wave adicionais e mais de 50 cultivares de onda introduzidas desde então têm sido atos difíceis de seguir, mas eles se encontraram com a chegada em 2006 da Supertunia Provent Winner "Vista Bubblegum" (Petunia "Ustuni6001" Supertunia Vista Bubblegum), a primeira de mais de 30 cultivares de Supertunia. Essas petúnias superalimentadas têm muitas características compartilhadas e algumas diferenças notáveis.

crédito: photonewman / iStock / Getty ImagesA flor roxa de uma petúnia.

Inundações de flores

Onda e supertúnias florescem em branco e uma paleta estonteante de tons amarelo, rosa, vermelho, lavanda, azul e roxo. Muitos têm listras, veias ou gargantas contrastantes; Supertunia Picasso em rosa (Petunia '' Ustun48002 '' Supertunia Picasso em rosa) ostenta flores de vermelho-violeta, margens chartreuse. Em vez de trompetes tradicionais, as séries Double Wave e Supertunia Double têm flores duplas muito agradáveis. As maiores flores - com 2 a 4 polegadas de diâmetro - pertencem às Ondas Tidal e as menores - com 1 1/2 polegadas de largura - às plantas Shock Wave e Supertunia Mini.

Pushy vs. Polite

Com o passar do tempo, a maioria das cultivares de petúnia Wave mostrou-se muito vigorosa para uso em contêineres. Com 1 a 2 pés de altura com margens de 3 a 5 pés, as cultivares Easy e Tidal Wave produzem melhores coberturas de solo do que as plantas envasadas. Se as visões de petúnias da Onda derramando de caixas de janela ou cestas de suspensão forem irresistíveis, escolha as plantas da Série Double ou Shock Wave. A maioria dos cultivadores de Supertúnia, por outro lado, são reboques bem comportados. Normalmente, atingindo 6 a 10 centímetros de altura e 2 a 3 metros de largura, eles são ideais para contêineres. As Supertunias da Série Vista - plantas com 1 1/2 a 2 pés de altura com um spread semelhante - são exceções versáteis. Usá-los em camas e como capas de solo, bem como em recipientes.

Condições de crescimento

As ondas e as supertunias crescem como perenes tenros nas zonas de robustez das plantas 7 a 10 do Departamento de Agricultura dos EUA e como anuais em outros lugares. Eles toleram sombra leve, mas florescem mais intensamente com pelo menos seis horas de sol diário. Como todas as petúnias, elas apresentam melhor desempenho em solos bem drenados e moderadamente úmidos. Eles também se beneficiam de uma camada de 2 a 3 polegadas de adubo envelhecido ou composto foliar que é trabalhado nos 8 a 10 polegadas de solo no plantio.

Requisitos de Higiene

Ambas as petúnias trocam suas flores gastas naturalmente e as substituem sem encorajamento. As supertunias mantêm sua forma organizada durante a estação de crescimento, mas as cultivares de ondas muitas vezes se tornam perneiras e levemente sujas pelo final do verão. Cortá-las de volta em um terço estimula um novo crescimento denso e vigorosamente florescente. Use um cortador de haste limpo e afiado, enxaguado com álcool entre os cortes para evitar a propagação de doenças.

Métodos de Propagação

As supertunias produzem sementes estéreis e devem ser propagadas a partir de estacas de caule. Mas apenas os produtores profissionais licenciados têm direitos de propagação nas plantas protegidas por patente. Propagar qualquer variedade de Supertunia com um número de patente ou as cartas PPAF (patente de planta solicitada) em seu rótulo de berçário é ilegal. Sementes das variedades Original, Easy, Tidal e Shock Wave Series estão disponíveis, mas as variedades Double Wave permanecem sob proteção de patente.