Skip to main content

Como evitar folhas amarelas em plantas de tomate

As folhas das plantas de tomate podem ficar amarelas por vários motivos. Esses culpados podem variar de fungos ou insetos à falta de nutrição adequada. As folhas amarelas não são apenas desagradáveis, mas correm o risco de cair cedo da planta, expondo os tomates a muito sol. Trabalhar proativamente para evitar esses problemas, bem como manter-se atento a quaisquer sinais de problemas, pode ajudar a garantir que as folhas amarelas nunca apareçam em suas plantas de tomate.

Vários problemas podem levar ao amarelecimento das folhas.

Passo 1

Espace suas plantas de tomate pelo menos 15 a 24 polegadas de distância. Espaços maiores entre as plantas permitem uma melhor circulação do ar e dificultam a formação de fungos.

Passo 2

Plante seus tomates em um local diferente do que no ano anterior. O fungo pode se desenvolver no solo durante os meses de inverno. Espere pelo menos dois anos antes de plantar tomates em um local onde eles foram plantados antes.

etapa 3

Pegue quaisquer folhas mortas ou frutas que caiam da planta o mais rápido possível. A atenção rápida aos detritos caídos ajuda a manter a podridão sob controle.

Passo 4

Use capas de linha para proteger seus tomates de cigarrinhas, insetos que infectam plantas de tomate com vírus top encaracolado. O vírus de topo encaracolado faz com que as plantas se tornem amarelas e, em seguida, interrompe o seu crescimento.

Passo 5

Poeira as folhas de suas plantas de tomate com enxofre, que podem ser encontradas na maioria das lojas de jardinagem. Aplique de acordo com as instruções da embalagem. O enxofre ajuda a prevenir a infestação de alguns insetos que se alimentam das plantas e fazem com que as folhas fiquem amareladas.

Passo 6

Plantar tomates em uma área elevada. As folhas às vezes ficam amarelas devido a uma drenagem deficiente.