Skip to main content

Por que meu fogão a gás deixa marcas pretas em minhas panelas?

Cozinhar em casa pode criar grandes bagunças, tanto no forno quanto nos potes e panelas. Por usar chamas, um fogão a gás, por vezes, queima as panelas e frigideiras usadas para cozinhar. A manutenção do seu fogão pode ajudá-lo a evitar essas marcas desagradáveis, e se você fizer isso, a limpeza extra deve remover as marcas.

Fogões a gás podem deixar marcas desagradáveis ​​em panelas coloridas.

Causas

Um fogão a gás pode transformar suas panelas em preto se não estiver aquecendo uniformemente ou se o calor estiver alto demais. Se a chama não estiver aquecendo uniformemente, você notará que a chama é azul por fora com um núcleo amarelo. Se você vir amarelo, sua razão entre ar e chama precisa ser ajustada. Ajuste a válvula de entrada de ar até ver apenas azul na chama. Isso deve resolver o problema.

Prevenção

Mantenha o calor o mais baixo possível para concluir seu trabalho de cozimento. Se puder, cozinhe os alimentos por mais tempo em uma configuração mais baixa para evitar marcas pretas. Veja que a chama não toca no fundo da panela. Uma alternativa aos potes e panelas tradicionais é o ferro fundido. Essas panelas já estão pretas, então se elas obtiverem algumas marcas, elas não serão exibidas de qualquer maneira. O ferro fundido dura mais do que as outras e não requer muita limpeza e manutenção. Depois de uma lavagem suave com água e sabão, você pode esfregar graxa na panela de ferro fundido para ajudar a durar mais tempo.

Limpando as Panelas

Mesmo se você tentar evitar marcas pretas em suas panelas, você ainda pode obter uma ou duas ocasionais. Se você estiver usando ferro fundido ou outras panelas pretas, essas marcas não devem ser um problema; no entanto, algumas panelas e panelas vêm em cores de designer e são feitas para combinar com outros utensílios de cozinha e decorações. Mantenha-os limpos, lavando-os com um limpador de forno, se eles ficarem com marcas pretas. Você também pode ferver uma panela grande com água e sabão, coloque a panela marcada na panela maior e deixe ferver por alguns minutos.

Limpando o Fogão

Um fogão sujo acaba fazendo suas panelas sujas. O material oleoso dos queimadores se transforma em fumaça quando o calor está ligado e a fumaça deixa depósitos de sujeira nas panelas. Para evitar isso, limpe seu fogão a gás regularmente, especialmente após um derramamento. Para fazer isso, desligue todos os queimadores e remova as grades. Use uma esponja úmida ou pano e água morna com sabão para limpar as superfícies. Um limpador de vidro spray pode se livrar de áreas endurecidas. Você pode usar um limpador abrasivo, mas observe que ele não risca a superfície. Não use um esfregão cheio de sabão.